Medula

Publicação
Design de Joana Laurencinho Carneiro
Tradução de Kevin Rose
Edição i2ADS

MARROW
Printed Matter
Design by Joana Laurencinho Carneiro
Translation by Kevin Rose
Edition by i2ADS

"...quando os resíduos e os sedimentos nos tenham contado todas as suas memórias sobre o fazer e desfazer do mundo, novas alianças entre diferentes formas de vida virão para instituir um futuro conjunto. Aquele futuro que já é presente porque especulamos, imaginamos e estamos a construir juntas."

Uma ação que não serve para nada. Um gesto que se perde voluntariamente na ladeira da montanha. Declive. Rodamentos e inscrições efémeras. Um inútil exercício de restituição que coloca a nossa atenção na necessidade de explorar as consequências de uma inevitável transformação ecológica, que anuncia uma crise do sistema ambiental onde o esforço contínuo desses mínimos gestos é uma disputa contra a inércia e o esquecimento, a estagnação, corrosão e o desgaste. Assim são os processos geológicos de erosão e sedimentação, paradigmas de uma contemporaneidade alheia às suas causas. Movimentações de matérias e trajetos sem destino para marcar o peso de uma ação: uma forma de inventar um caminho tão absurdo quanto eficiente para pensar “em” e “com” a superfície.

Trecho de Medula - Juan Luis Toboso

Errancy

An action serving absolutely no purpose. A gesture that goes voluntarily missing on the side of the mountain. Slope. Ephemeral bearings and inscriptions. A pointless exercise in restitution that turns our attention to the need to explore the consequences of an inevitable ecological transformation, which heralds a crisis in the environmental system in which the continued efforts of these minimum gestures stand out in dispute with the inertia and the forgotten, the stagnation, corrosion, and exhaustion. Thus, the geological processes of erosion and sedimentation, paradigms of a contemporaneity alien to their original causes. Movements of materials and trajectories without any destiny to set the weight of any action: a way of inventing a path as absurd as it is efficient for thinking “in” and “with” the surface.

From Marrow, text by Juan Luis Toboso

Download

Anterior
Anterior

o primeiro passo para se sair de um buraco é parar de escavar

Próximo
Próximo

Inerte