
Coluna
#1
Carla Cruz & Claudia Lopes
Grés 300 x 20cm
Coleção Municipal de Arte, Porto
2023
Exposição coletiva Derivas e Criaturas Novas aquisições da Coleção Municipal de Arte, Galeria Municipal do Porto
2022
Exposição "Sedimentos" na Casa Museu Júlio Dinis, Ovar
COLUMN #1
Carla Cruz & Claudia Lopes
Stoneware 300 x 20cm
Porto Municipal Art Collection
2023
Exhibition Derivas e Criaturas Novas aquisições da Coleção Municipal de Arte, Galeria Municipal do Porto
2022
Exhibition "Sedimentos" at Casa Museu Julio Dinis, Ovar
O processo da cerâmica é metáfora de toda a existência, do planeta terra em si mesmo. Nesta peça usamos a cerâmica como matéria, isto é, matéria orgânica e mineral (terra), água e fogo e processo metáfora. Usamos variadas pastas cerâmicas, que são formadas e impressas com outras matérias orgânicas e materiais e objetos produzidos - cacos de cerâmica, cordas da indústria piscatória encontradas na praia, conchas, cortiça, plantas, quartzo, entre outros. Os diferentes barros remetem para uma diversidade de processos geológicos, carvão, rochas sedimentárias, barros, granitos, mármores. As peças são depois cozidas a alta temperatura e empilhadas formando uma coluna, uma coluna vertebral ou o vislumbre de um pedaço de terra sedimentada. Também poderia ser um relógio geológico ficcionado, uma tentativa de preservar um momento, em que a escrita no barro, as nossas impressões efémeras, são fixadas pelo fogo. Parecendo que foi extraída da terra, ou que tudo à sua volta desapareceu devido à erosão e apenas ela permanece.
The ceramic process is a metaphor for all existence, for the planet earth itself. In this piece we use ceramic as matter, that is, organic and mineral matter (earth), air, water and fire as metaphor processes. We use various clays, which are formed and printed with other organic materials and produced materials and objects - pottery shards, fishing industry ropes found on the beach, shells, cork, plants, and quartz, among others. The different clays refer to a diversity of geological processes: coal, sedimentary rocks, clays, granites, and marbles. The pieces are then baked at high temperature and stacked to form a column, a spine or the glimpse of a piece of sedimented earth. It could also be a fictionalized geological clock, an attempt to preserve a moment in which the writing on clay, our ephemeral impressions, are fixed by fire. Looking like it was extracted from the earth, or that everything around it has disappeared due to erosion and only it remains.
Sculpture's detail, Installation view, Casa Julio Dinis, Ovar
Sculpture's detail, Installation view, Casa Julio Dinis, Ovar
Sculpture's detail, Installation view, Casa Julio Dinis, Ovar
Sculpture's detail, Installation view, Casa Julio Dinis, Ovar
Sculpture's detail, Installation view, Casa Julio Dinis, Ovar